segunda-feira, 21 de maio de 2012

Importância da atividade Física


Qual a importância da atividade física para uma vida mais saudável?
 
Atividade física é um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações no organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além da atividade mental e social. 


A uma crescente preocupação com o nível de atividade física do brasileiro Pesquisas mostram que a população gasta bem menos calorias por dia, que há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo atinge 70% da população brasileira, superando os índices da obesidade, hipertensão, tabagismo, diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida pode ser responsabilizado por 54% do risco de infarto e por 50% do risco de derrame cerebral, principais causas de morte no Brasil.

Em sua maioria os países em desenvolvimento, tal como o Brasil, 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam níveis adequados de a atividade física, situação agravada quando levado em consideração os dados do censo de 2000, que apontam que 80% da população brasileira esta inserida nas grandes cidades.

Em reflexo, pode ser observado um aumento da obesidade, que está parcialmente relacionado a pratica da atividade física e ao nosso estilo de vida moderno, onde passamos a maior parte das horas livres em frente à televisão, computadores e videogames.


 Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível socioeconômico mais baixo e indivíduos incapacitados.
A pratica da atividade física regular propicia ao indivíduo uma série de  benefícios sob todos aspectos do organismo.
Do ponto de vista musculoesquelético, auxilia na melhora de tônus e força muscular, melhora na flexibilidade, fortalecimento das estruturas ósseas e articulares, no caso das crianças favorecendo ao desenvolvimento das habilidades psicomotoras. 

Relacionado à saúde física, é observado uma perda do sobrepeso e melhora no percentual de gordura corpórea, redução da preção arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (Colesterol Bom!!). Os benefícios auxiliam na prevenção e controle de doenças, atuando diretamente para redução da mortalidade associada a elas. Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui e o risco de morte por doenças do coração em 40%. 

            Em se tratando de Saúde Mental, a pratica regular da atividade física ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora do fluxo sanguíneo para o cérebro, melhora na capacidade de lidar com problemas e o estresse, redução da ansiedade e auxilio no tratamento da depressão, alem de auxiliar também na manutenção da abstinência ao uso de drogas e na recuperação da auto-estima. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social, no ambiente de trabalho assim como no familiar.


       Os benefícios da prática vão muito mais alem! Vamos juntos em busca de uma vida melhor e com mais qualidade! A gente só tem a ganhar com adoção de bons hábitos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário